Mercado Municipal - Torres Novas

Mercado Municipal

Com o rio Almonda a sul, a rua do Lamego a poente, a avenida 8 de Julho a norte e uma faixa livre a nascente, e aproveitando o desnível do terreno, o edifício do mercado municipal, no centro da cidade, tem uma localização que convida também ao passeio e à fruição do rio Almonda.
A área de mercado desenvolve-se em forma de «U» com uma cúpula de 10 metros de diâmetro a assinalar o centro do espaço, marcando o encontro de quem vende e quem quer comprar.

No piso 1, o edifício é composto por cinco lojas, um armazém, duas arrecadações, instalações sanitárias, elevador e área de armazéns. No piso 2 encontram-se doze lojas, uma área para restaurante, o mercado (com cerca de 1500m2), sanitários e elevador.

A área de mercado comporta cinquenta e oito lugares em bancas fixas e setenta e seis lugares em bancas móveis, com uma área bruta de construção de 4108 m2. Foi inaugurado em 23 de novembro de 2001.
Mapa de localização
    Como chegar lá...    


Castelo • Mapa de pontos QR Code

Visite cada um dos pontos assinalados no mapa e aceda à informação completa através da leitura do QR Code

M  Mapa da Cidade
1  Estátua de D. Sancho I
2  O Castelo
3  Árvore
4  A Muralha
5  Alcaidaria
6  Paisagem Sul
7  Paisagem Norte
8  Porta da Traição
9  Vista sobre a cidade nova
>  Entrada

O projeto Torres Code
O projeto Torres Code – Rede digital de interpretação e descoberta de Torres Novas – pretende potenciar a promoção turística, criando condições para uma maior interação dos visitantes com os espaços, permitindo a vivência de experiências novas, através de tecnologias de realidade aumentada e outras atividades de apoio ao conhecimento dos locais e da sua história, de uma forma mais atrativa, inovadora e interativa, na descoberta do concelho de Torres Novas nas áreas da história, da cultura, do património, da arte, da natureza ou dos serviços.
Em que consiste o projeto
Criação de uma rede de pontos de interesse no concelho, dotada de placas identificativas e informativas, incorporando elementos da tecnologia digital QR Code (Quick Response Codes). Em cada ponto de interesse, pretende-se afixar uma placa que, além da informação textual resumida (PT+EN), permitirá, através da utilização de um telemóvel ou de um tablet, acesso fácil e rápido a um “folheto digital” com toda a informação relevante sobre o elemento ou ponto a visitar.
Rede de pontos de interesse
A rede poderá incluir pontos de múltipla natureza, como edifícios, monumentos, estátuas, ruas e praças, locais e paisagens, obras no museu ou na biblioteca, etc… Em suma, qualquer ponto que se considere relevante divulgar, promover e dar a conhecer, pelo seu interesse e importância nas múltiplas vertentes.
Porquê utilizar QR Codes
Os códigos QR Code permitem o acesso rápido e fácil através da internet, a informação e conteúdos multimédia, como textos, fotos ou vídeos, facilitando a criação de experiências de realidade aumentada e outras atividades de apoio ao conhecimento e à descoberta do território, como jogos de caça ao tesouro para crianças e jovens.
Objetivos e vantagens
Promover uma maior interação do visitante com os espaços;

Criar uma experiência de visitação mais atrativa, inovadora, dinâmica e mais interativa na comunicação com o público, potenciando a promoção turística;

Permitir o acesso a conteúdos que, de outra forma, seriam impossíveis de apresentar no terreno ou numa única placa;

Sendo o projeto suportado por uma plataforma digital, a atualização dos conteúdos existentes ou criação de novos é mais fácil e rápida, sem a necessidade de alteração das placas de identificação, ou a impressão de novos folhetos;

Possibilidade de disponibilizar conteúdos em várias línguas, alargando o público-alvo;

Torres Novas • Pontos de interesse

Carregue em cada QR Code abaixo para ver a informação completa do ponto

1 Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes
2 Convento do Carmo
3 Igreja do Salvador
4 Igreja de Santiago
5 Igreja da Misericórdia
6 Jardim das Rosas, rio Almonda e espaços verdes
7 Mercado Municipal
8 Museu Municipal Carlos Reis
9 Praça 5 de Outubro
10 Tarambola
11 Teatro Virgínia


Ruínas Romanas de Villa Cardílio
Torres Novas

Torres Novas

Mensagem de Boas Vindas
Pedro Ferreira
Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas
E Torres Novas aqui tão perto...
Tão perto do norte, tão perto do sul, eis a “porta do norte” de Lisboa e o “Km 0” para a Europa!

Enquadrada em belezas naturais, rica em património histórico e tão recuada no tempo que nos leva ao “homem de neandertal” através das grutas do Almonda.

Sim... estamos no centro do país e com as melhores acessibilidades onde todas as autovias convergem para Torres Novas.

Surpreendam-se com a vossa visita.

Iremos surpreender-vos pela diferença que sempre defendemos e de que nos orgulhamos: pela nossa história, pela nossa cultura, pelas nossas feiras e eventos, pela nossa gastronomia, pelo nosso panorama cultural e artístico, pelas noites de permanente animação juvenil, e finalmente, pela nossa forma de estar e receber.

Entrem nesta magia de saborear a vida num espaço ribatejano que será enriquecido com a vossa presença.








Reserva Natural do Paul do Boquilobo

Torres Novas







Ajuda... Como utilizar

Para ler um QR Code, basta apenas uma APP/Leitor QR Code no smartphone ou tablet, e ter acesso à internet através da sua rede móvel ou uma rede WiFi.
Passo 1 Instalar uma aplicação QR Code (através da App Store, Google Play ou Windows Store)
Passo 2 Com a aplicação, aproximar o dispositivo do QR Code e capturar a imagem
Passo 3 Abrir a ligação e navegar pelo conteúdo online