Lapas • Mapa de pontos QR Code

Visite cada um dos pontos assinalados no mapa e aceda à informação completa através da leitura do QR Code

1 Centro de interpretação
2 Ao lado da igreja
3 Largo da Igreja
4 Poço antigo
5 Praça dos Homens
6 Casas construídas sobre o tufo
7 Extração de tufo na base de uma habitação
8 Lapa do Carreiro
9 Rio Almonda

Grutas de Lapas
As Grutas de Lapas são uma rede de galerias artificiais que se encontram sob o casario mais antigo da aldeia com o mesmo nome.

O aglomerado está implantado numa elevação correspondente a um terraço fluvial do rio Almonda, de idade quaternária, composto por uma formação rochosa específica, o tufo calcário. Dada a facilidade com que era cortado, este material foi amplamente utilizado na construção civil, durante vários séculos, em toda a região.


A origem das grutas permanece envolta em mistério. Uma das explicações é que tenham sido uma pedreira subterrânea de tufo, mas não é certa a cronologia associada.

São várias as teorias formuladas, desde uma utilização primitiva como abrigo, associada a cavidades naturais preexistentes, ao refúgio de cristãos primitivos ou à exploração de blocos de tufo na época romana, havendo ainda várias referências aos mouros no imaginário local.

Ao certo, sabemos que a própria aldeia, com a designação de Lapas, já existia em 1212, data do compromisso da sua confraria; que, dos trabalhos arqueológicos efetuados, os vestígios mais antigos datam do século XV e que há fontes que referem as galerias já abandonadas em meados do século XVIII.

Este é um dos conjuntos patrimoniais mais singulares do país. Podemos percorrer o interior de um terraço fluvial, conhecer melhor os tufos calcários e perceber um pouco da interação das galerias com a aldeia medieval que foi construída por cima, entre outros aspetos ligados à história e especificidades locais.

Deixe-se envolver por este ambiente único e formule a sua própria versão do que aqui terá acontecido.

Rota do Almonda – Do Carso ao Paul
A Rota do Almonda é uma pequena rota pedestre (23 km) ao longo do rio que define o concelho de Torres Novas: o Almonda. Faz a ligação entre duas áreas naturais de grande beleza e biodiversidade: o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e a Reserva Natural do Paul do Boquilobo. Entre as formas cársicas do Maciço Calcário Estremenho e as terras planas da Bacia do Tejo, a Rota do Almonda está dividida em três troços, que correspondem às etapas do curso do rio à superfície: as colinas, a cidade e a várzea.

Testemunhe a força da água, acompanhe os meandros, atravesse as pontes, visite as aldeias, descubra as grutas, as ruínas e como o rio moldou a paisagem e a história da região. Desde a sua nascente até às várzeas alagadas, parta à descoberta do Almonda, um rio com muito para desvendar.

A Rota do Almonda é maioritariamente plana ou com suaves declives, com bom piso e de fácil acesso. Adequada para os adeptos de caminhada, que a podem percorrer de ponta a ponta num único dia, ou para o caminhante ocasional que pode usufruir calmamente da paisagem de qualquer um dos seus troços. A rota é também apta para bicicleta todo-o-terreno.

Partilhe as suas aventuras com #RotadoAlmonda.

Torres Novas • Pontos de interesse

Carregue em cada QR Code abaixo para ver a informação completa do ponto

1 Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes
2 Convento do Carmo
3 Igreja do Salvador
4 Igreja de Santiago
5 Igreja da Misericórdia
6 Jardim das Rosas, rio Almonda e espaços verdes
7 Mercado Municipal
8 Museu Municipal Carlos Reis
9 Praça 5 de Outubro
10 Tarambola
11 Teatro Virgínia


Ruínas Romanas de Villa Cardílio
Torres Novas

Torres Novas

Mensagem de Boas Vindas
Pedro Ferreira
Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas
E Torres Novas aqui tão perto...
Tão perto do norte, tão perto do sul, eis a “porta do norte” de Lisboa e o “Km 0” para a Europa!

Enquadrada em belezas naturais, rica em património histórico e tão recuada no tempo que nos leva ao “homem de neandertal” através das grutas do Almonda.

Sim... estamos no centro do país e com as melhores acessibilidades onde todas as autovias convergem para Torres Novas.

Surpreendam-se com a vossa visita.

Iremos surpreender-vos pela diferença que sempre defendemos e de que nos orgulhamos: pela nossa história, pela nossa cultura, pelas nossas feiras e eventos, pela nossa gastronomia, pelo nosso panorama cultural e artístico, pelas noites de permanente animação juvenil, e finalmente, pela nossa forma de estar e receber.

Entrem nesta magia de saborear a vida num espaço ribatejano que será enriquecido com a vossa presença.








Reserva Natural do Paul do Boquilobo

Torres Novas







Ajuda... Como utilizar

Para ler um QR Code, basta apenas uma APP/Leitor QR Code no smartphone ou tablet, e ter acesso à internet através da sua rede móvel ou uma rede WiFi.
Passo 1 Instalar uma aplicação QR Code (através da App Store, Google Play ou Windows Store)
Passo 2 Com a aplicação, aproximar o dispositivo do QR Code e capturar a imagem
Passo 3 Abrir a ligação e navegar pelo conteúdo online